Enquanto dura esta fase de lixamento e pintura do casco aproveito para adiantar os vaus. Nesta foto estou transferindo o desenho do vegetal para a chapa de cedro de 20mm.
Este é o dispositivo que está sendo confeccionado para ser utilizado na virada do casco. Como temos apenas 80cm de folga de cada lado do barco para as paredes, precisamos girá-lo em seu próprio eixo. Estas são as metades das rodas que serão colocadas uma mais a vante e outra mais a ré no casco. Após unidas por vigas transversais formarão uma estrutura sólida que possibilitará o giro sobre roletes. Desta forma, poderemos fazer esta operação sem grandes esforços ou risco para o casco.
Após uma demão de primer Galverette da Internacional aplicamos duas demãos de primer EPA632 da Internacional.Agora é só lixar e esta pronto para a virada!!
A aplicação da massa epóxi é feita com espátulas dentadas de forma que fique filetada para facilitar o lixamento. Após o nivelamento estes filetes são preenchidos e é feito o nivelamento final.
Após 3 dias de trabalho esta finalmente lixado e pronto para aplicação da massa para correção das imperfeições que houverem.(Eita servicinho ruim de fazer ,o que cossa é brincadeira!!)
Para proteger ainda mais a madeira aplicamos duas mãos de resina epoxi. Não da vontade de aplicar mais nada em cima, ficou lindo, mas temos que lixar para a aplicação da fibra.
E continua a colocação. Observem as marcas de giz nos strips, elas indicam a posição onde foram colocadas as cavilhas em cada carreira de strips. Colocamos cavilhas a cada 15cm, gastamos no total 11650 cavilhas.
Observem que utilizamos cintas de borracha (aquelas que os motoqueiros utilizam para prender coisas na garupa) para fazer com que os strips fiquem pressionando a cola, pois no intervalo entre uma baliza e outra eles tendem a ficar um pouco abertos.
Bem vindos à página do Veleiro Caprichoso, um Samoa 28 que está sendo construído desde Março de 2008 em Santo André-SP. Neste Blog iremos mostrar os detalhes da construção, assim como os pontos de maior dificuldade, tentando ajudar desta forma novos construtores amadores que venham a adentrar nesta empreitada tão gratificante que é a construção amadora de veleiros. Queremos promover também, através deste Blog, um canal de troca de informações e de discussão sobre o Samoa 28, mostrando desta forma as diferentes soluções encontradas pelos contrutores durante a execução do projeto.